Jesus disse que para conhecermos bem alguém, deveríamos olhar os frutos da vida dessa pessoa, não para julgá-la, mas para sabermos se ela será uma boa companhia para dar bons conselhos, se dará bons exemplos, se será boa para firmar uma sociedade, uma amizade.
Gostaria de homenagear e me despedir do meu pai, meditando um pouco nos frutos que ele produziu, e para isso, gostaria de convidá-los a dar uma volta pelas plantações de soja cuidadas por ele em meio à natureza.
No início do ano você verá lavouras de soja em diferentes estágios:
Passeando pelas lavouras que foram recentemente semeadas, você verá as sementes germinando com vigor e força abrindo caminho entre os torrões e grumos de terra, para que as raízes cresçam profundamente e criem sustentação firme e busquem umidade e nutrição.
Assim era ele, sempre acreditando e investindo no potencial da vida e nos alicerces que realmente nos sustem nas diversas situações de nossa passagem nesse mundo.
Já as lavouras de soja que estão formadas, nós veremos uma mar de folhas verdes se movendo calmamente pela ação do vento e trabalhando a todo vapor sob sol e chuva transformando a energia solar e CO2 em combustível para viver e reservas de nutrientes para formar os grãos.
Assim era o Seu Sakamoto,enquanto tinha forças, trabalhou incansavelmente, viajando, pesquisando, criando parcerias, ensinando e principalmente fazendo amizades, pois as folhas não trabalham sozinhas.
Tem os campos de soja que já estão todos amarelos. Nesse momento todas as reservas de nutrientes estão sendo deslocadas para encher os grãos.
Assim era o meu pai, meu amigo, meu professor, ele não retia nenhuma dádiva de conhecimento e sabedoria consigo, tudo o que aprendeu de valor nesta vida procurou transmitir aos que estão ao seu redor e aos milhares de hectares de terra aonde seu trabalho chegou.
Finalmente eu os convido a olhar o celeiro onde estão os grãos mais preciosos de sua vida. Lá você encontrará seus valores, experiências, serenidade, seu amor à vida e natureza e muitas lições, dentre as quais eu destaco a de que é fundamental crer em algo e alimentar essa fé, pois é isso que nos levará a passar pelos obstáculos e seguir em frente.
Pai, muito obrigado!
Com amor e saudades,
Marcelo M. Sakamoto
30/01/2015
Rua Álvaro Chechia, 214
Parque dos Esportes / Ituverava - SP
Travessa Eugênia Conceição Dias, 65
Vila dos Remédios / Osasco – SP
Fone: (11) 3603.6187 / 3687.0694
Fax: (11) 3832.7264